Como se tornar verificado no Bluesky e ter seu @ personalizado usando o seu próprio domínio

Joselito
7 min readApr 28, 2023

--

Literalmente, um céu azul

Se você chegou aqui, provavelmente sabe o que está procurando. Não vou escrever uma pequena introdução de como o Twitter virou um inferno (no sentido ruim da palavra) e como o Bluesky, provavelmente, vai em breve aparecer nos feeds de todo mundo.

O que realmente é notícia é a forma a qual o Bluesky adota para verificação de perfis: é possível provar que você é você usando nomes de domínios. A ideia é bem simples, porém há sua genialidade: ter o seu próprio "ponto com" é como se demonstra relevância e confiabilidade desde que a internet é internet. Nada como usar a plataforma.

Como nem tudo são flores, este processo pode ser extremamente complexo vendo de fora para pessoas "não técnicas". A ideia deste post é auxiliar com que qualquer um consiga ter seu próprio domínio e um arroba personalizado no Bluesky.

Passo 0: Comprando um domínio

Caso você já tenha um domínio, você evidentemente pode pular esta parte. Mas é bem possível que, se você está lendo esta parte, você não tenha um.

Existem diversos sites onde você pode adquirir um domínio — eles se chamam oficialmente Registrars — e neste exemplo nós estaremos usando o GoDaddy. A escolha é puramente por achar que o GoDaddy é um dos mais fáceis para iniciantes, tem site em português e ao mesmo tempo é um dos mais antigos e tradicionais Registrars do mundo. Não obstante, esclareço que não sou afiliado à GoDaddy de nenhuma forma e não estou ganhando absolutamente nada com essa indicação.

Basta acessar o website online da Godaddy em https://www.godaddy.com/ e neste amigável campo, buscar qual domínio deseja:

Uma coisa legal de ser 2023 e não 1997 é que existem muitas extensões de domínios legais hoje em dia. Claro, o .com, .com.br e até mesmo o .net tem seu charme e sua tradição, mas existem extensões dos mais diversos tipos, cores e sabores. Então se você não tem um domínio específico em mente, eu sugiro por só o seu nome ali que a busca vai retornar as mais diversas possibilidades disponíveis.

Para fins deste tutorial, eu escolhi joselito.bio que era um domínio que eu já tava pra comprar de qualquer forma.

O processo de compra em si não tem mistério, igual qualquer ecommerce. Mas um ponto importante é que você não precisa de hospedagem para fazer esse processo no Bluesky. Não precisa comprar nada além do domínio.

Pix feito, você acaba de ser oficialmente dono de um pedaço da rede mundial de computadores. Ele é só seu e nenhum bilionário incel vai do dia pra noite tirar ele de você.

Passo 1: encontrando a área de configuração de DNS do seu domínio

Sei que agora ficou puxado. Você talvez esteja se perguntando "o que é DNS? como eu cheguei aqui? eu só tenho 8 anos".

Sendo bem simples, mas bem simples mesmo, DNS (Domain Name System), é o que faz o seu navegador saber que esse site aqui, "medium.com", é um site que está no endereço de IP "162.159.153.4". Se você digita palavras ao invés de números pra entrar num site, é por conta do DNS.

Pra o Bluesky saber que você é você pelo seu domínio, você vai precisar fazer uma configuração de DNS lá na GoDaddy.

Após comprar seu domínio, vá no seu painel no site da Godaddy, ele é acessível clicando no seu nominho no canto superior direito e depois em “Meus Produtos”

Seus domínios devem estar aparecendo num amigável grid. Clique nos 3 pontinhos na caixinha do seu domínio e depois em "Gerenciar DNS"

Se você chegar nessa página abaixo, saiba que você já venceu no dia de hoje:

Deixa a aba aberta. Agora nós vamos lá no Bluesky.

Passo 2: Avisando ao Bluesky que você é você

Essa parte é rápida. Dá pra fazer pelo app mas eu sugiro usar o site do Bluesky. Vá em Settings e depois clique em Change my handle. Vai aparecer este pop-up aqui:

Neste amigável pop-up você vai clicar em "I have my own domain", nos direcionando pra este novo formulário:

Coloque ali o domínio que você comprou. No nosso exemplo, estamos usando joselito.bio. Então ficando:

Agora clique em "Copy Domain Value". Ele vai copiar aquele troço ali que tá na última linha. Agora deixe isso ai como está e a gente volta no GoDaddy.

Passo 3: o fio que liga o GoDaddy com o Bluesky

Voltando aquela aba que você deixou aberta (você deixou aberta né?) nós iremos criar um registro no domínio com os dados que o Bluesky forneceu.

Clique no botão “Adicionar novo registro”. Irá surgir um pequeno formulário:

A gente basicamente vai preencher aí as informações que o Bluesky nos forneceu:

  • Em Tipo, selecione TXT;
  • Em Nome, coloque "_atproto";
  • Em Valor, você vai colar aquele monte de letrinha. Se você apertou o botão de copiar, é só colar aí;
  • TTL não precisa mexer, esquece essa merda ai

Vai ficar mais ou menos assim:

Ai é só clicar em Salvar. A parte que cabe ao GoDaddy está finalizada. Vamos voltar ao Bluesky.

Passo 4: um pouco de paciência e um novo arroba

Como deve dar pra imaginar, a única coisa que se falta fazer é apertar este botão:

Efetivamente, sim. Mas eu recomendo que espere ao menos 5 minutos pra apertar o botão. Ao apertado, podem acontecer duas coisas: funcionar instantaneamente, e seu arroba já vai estar atualizado. Ou, claro, ele dar algum pau.

Registros de DNS, oficialmente, podem demorar até 72 horas pra serem atualizados. Mas não se assuste: em 99,98% dos casos, os registros são propagados pela rede em cerca de 5 minutos. Quase 100% em até 2h. Então se ele não funcionar instantaneamente, espera um tempo e depois aperta em verificar de novo. Você não precisará fazer mais nada no GoDaddy. Só ter paciência e esperar.

É isso! Você está oficialmente com um @ único, personalizado e verificado no Bluesky. Se possível, faça um carinho num doguinho de rua para comemorar e compartilhe com os seus amigos.

Ah, e eu atendo pela alcunha de @joseli.to por lá. Vamos ser amigos de bolso?

Perguntas Frequentes

Você tem convite pro Bluesky?
Não precisa mais de convite.

Preciso comprar algo além do domínio?
Não. Não precisa comprar hospedagem, nem e-mail, nem privacidade avançada. Ignore todos os upsells, não só do GoDaddy mas na vida como um todo.

Não quero comprar um domínio, tenho alternativas?
Você pode usar serviços alternativos que ofertem subdomínios gratuitamente, como o ceuazul.online

Tem que ser no GoDaddy?
Também não. Eu uso muito o Namecheap porque lá inclusive por vezes é mais barato. Os motivos de ter escolhido o GoDaddy estão citados no post. Sendo honesto, acho que é uma boa dar uma relida.

O próprio Bluesky tem um serviço em parceria com a Namecheap que você compra o domínio diretamente

Já passaram 24h e o Bluesky ainda não verificou meu perfil. O que fazer?
Muito provavelmente foi algum passo errado dado aqui. Alguma letra faltando, algum copiar/colar feito errado. Esse método de verificação por DNS é genial justamente pela simplicdade, apesar dessa tecnicalidade toda.

Se você está certo que os valores estão 100% corretos, é tentar começar o processo do zero no Bluesky. Se ainda sim não rolar, é entrar em contato com o suporte da GoDaddy pra eles tentarem te auxliar nesta questão.

Achei muito complicado, posso entrar em contato com você pra fazer pra mim?
Pode! Mas não vai ser de graça pois se trata de trabalho e eu preciso pagar pra comer igual todo mundo.

Você pode entrar em contato pelo e-mail consultoria@joselil.to para discutirmos valores (Base: R$300/h).

Achei caro, você é mercenário por acaso?
Sou obrigado a concordar. É caro mesmo. Meu tempo é caro, e por um breve período, será dedicado 100% a você, com todo profissionalismo esperado, caso contrate a consultoria.

Seu nome realmente é Joselito?
Sim

Irei tentar manter este post atualizado caso existam eventuais mudanças no processo de validação do Bluesky. No mais, deixe seu like e compartilhe.

--

--

Responses (2)